SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue55Teacher appreciation in the (re)construction of the identity of Higher Education professionals in AngolaLGBTQI+ youth and education: from children's government in Herbart to inclusive policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

LEON, Gloria Fariñas. A investigação educacional desde a óptica histórico culturalista: auto-organização da aprendizagem, desenvolvimento e estilo de vida. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e19826.  Epub Jan 29, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19826.

No presente artigo reflexiona-se a respeito dos critérios essenciais para desenhar e avaliar a investigação da aprendizagem e o desenvolvimento humano desde o ponto de vista histórico culturalista. Um dos propósitos desta discussão é destacar a contribuição dos pesquisadores deste enfoque em acercar os resultados da investigação às exigências de desenvolvimiento sociocultural atuais e futuras. O enfoque histórico culturalista possibilita-nos o proponho deste repto, também desde uma postura interdisciplinaria, tal como demanda o avanço do pensamento científico contemporâneo. Especialmente, se puntualizan requisitos que precisam ser mais reconhecidos nas investigações deste campo do conhecimento, conformes com as aspirações enunciadas. A análise terá como centro de atenção categorias ou leis desta tradição de pensamento.

Keywords : Auto-organização; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )