SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Valorización de los docentes en la (re)construcción de la identidad de los profesionales de la Enseñanza Superior en AngolaJuventud LGBTQI+ y la educación: del gobierno de los niños en Herbart a las políticas inclusivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

LEON, Gloria Fariñas. A investigação educacional desde a óptica histórico culturalista: auto-organização da aprendizagem, desenvolvimento e estilo de vida. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e19826.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19826.

No presente artigo reflexiona-se a respeito dos critérios essenciais para desenhar e avaliar a investigação da aprendizagem e o desenvolvimento humano desde o ponto de vista histórico culturalista. Um dos propósitos desta discussão é destacar a contribuição dos pesquisadores deste enfoque em acercar os resultados da investigação às exigências de desenvolvimiento sociocultural atuais e futuras. O enfoque histórico culturalista possibilita-nos o proponho deste repto, também desde uma postura interdisciplinaria, tal como demanda o avanço do pensamento científico contemporâneo. Especialmente, se puntualizan requisitos que precisam ser mais reconhecidos nas investigações deste campo do conhecimento, conformes com as aspirações enunciadas. A análise terá como centro de atenção categorias ou leis desta tradição de pensamento.

Palabras clave : Auto-organização; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )