SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Valorização docente na (re)construção da Identidade dos profissionais do ensino superior em AngolaJuventude LGBTQI+ e a educação: do governo das crianças em Herbart às políticas inclusivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

LEON, Gloria Fariñas. A investigação educacional desde a óptica histórico culturalista: auto-organização da aprendizagem, desenvolvimento e estilo de vida. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e19826.  Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19826.

No presente artigo reflexiona-se a respeito dos critérios essenciais para desenhar e avaliar a investigação da aprendizagem e o desenvolvimento humano desde o ponto de vista histórico culturalista. Um dos propósitos desta discussão é destacar a contribuição dos pesquisadores deste enfoque em acercar os resultados da investigação às exigências de desenvolvimiento sociocultural atuais e futuras. O enfoque histórico culturalista possibilita-nos o proponho deste repto, também desde uma postura interdisciplinaria, tal como demanda o avanço do pensamento científico contemporâneo. Especialmente, se puntualizan requisitos que precisam ser mais reconhecidos nas investigações deste campo do conhecimento, conformes com as aspirações enunciadas. A análise terá como centro de atenção categorias ou leis desta tradição de pensamento.

Palavras-chave : Auto-organização; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )