SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue55Educational research from the historical culturalist standpoint: self-organization of learning, development and lifestyleThe teacher statute of work: a political challenge for the 50 years of the internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CARDOSO, Maria Heloisa de Melo; FELDENS, Dinamara Garcia  and  LUCINI, Marizete. Juventude LGBTQI+ e a educação: do governo das crianças em Herbart às políticas inclusivas. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18932.  Epub Jan 29, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18932.

A ordem normativa da escola, a disciplina e o controle da juventude, caracterizam a Pedagogia conservadora de Herbart, que ainda se mantém presente nas salas de aula brasileiras. Assim, este estudo tem o objetivo de abordar a noção de educação desenvolvida por Herbart, especificamente no que diz respeito ao governo das crianças, e a compreensão da condição da juventude LGBTQI+ sob o enfoque das políticas inclusivas. Para tanto, percorre-se uma discussão conceitual, desenvolvendo um estudo explicativo conduzido à luz das reflexões teóricas que, pela abrangência de origem e de foco, representam uma amostra variada da produção relativa à temática aqui apresentada. Os resultados obtidos evidenciam que a normalização da sexualidade é traduzida por regras sociais que influenciam a sociedade e todos que dela fazem parte, inclusive a escola. Este estudo aponta as políticas inclusivas como um possível caminho a percorrer, pela escola, para lidar com as diferenças no campo do gênero e da sexualidade.

Keywords : Educação; Governo; Juventude LGBTQI+; Políticas inclusivas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )