SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55La investigación educacional desde la óptica histórico culturalista: autoorganización del aprendizaje, desarrollo y estilo de vidaEl estatuto del trabajo del maestro de escuela: desafío político para los 50 años de la pasantía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CARDOSO, Maria Heloisa de Melo; FELDENS, Dinamara Garcia  y  LUCINI, Marizete. Juventude LGBTQI+ e a educação: do governo das crianças em Herbart às políticas inclusivas. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18932.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18932.

A ordem normativa da escola, a disciplina e o controle da juventude, caracterizam a Pedagogia conservadora de Herbart, que ainda se mantém presente nas salas de aula brasileiras. Assim, este estudo tem o objetivo de abordar a noção de educação desenvolvida por Herbart, especificamente no que diz respeito ao governo das crianças, e a compreensão da condição da juventude LGBTQI+ sob o enfoque das políticas inclusivas. Para tanto, percorre-se uma discussão conceitual, desenvolvendo um estudo explicativo conduzido à luz das reflexões teóricas que, pela abrangência de origem e de foco, representam uma amostra variada da produção relativa à temática aqui apresentada. Os resultados obtidos evidenciam que a normalização da sexualidade é traduzida por regras sociais que influenciam a sociedade e todos que dela fazem parte, inclusive a escola. Este estudo aponta as políticas inclusivas como um possível caminho a percorrer, pela escola, para lidar com as diferenças no campo do gênero e da sexualidade.

Palabras clave : Educação; Governo; Juventude LGBTQI+; Políticas inclusivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )