SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55A investigação educacional desde a óptica histórico culturalista: auto-organização da aprendizagem, desenvolvimento e estilo de vidaO estatuto do trabalho do professor da escola: desafio político para os cinquenta anos do estágio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CARDOSO, Maria Heloisa de Melo; FELDENS, Dinamara Garcia  e  LUCINI, Marizete. Juventude LGBTQI+ e a educação: do governo das crianças em Herbart às políticas inclusivas. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18932.  Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18932.

A ordem normativa da escola, a disciplina e o controle da juventude, caracterizam a Pedagogia conservadora de Herbart, que ainda se mantém presente nas salas de aula brasileiras. Assim, este estudo tem o objetivo de abordar a noção de educação desenvolvida por Herbart, especificamente no que diz respeito ao governo das crianças, e a compreensão da condição da juventude LGBTQI+ sob o enfoque das políticas inclusivas. Para tanto, percorre-se uma discussão conceitual, desenvolvendo um estudo explicativo conduzido à luz das reflexões teóricas que, pela abrangência de origem e de foco, representam uma amostra variada da produção relativa à temática aqui apresentada. Os resultados obtidos evidenciam que a normalização da sexualidade é traduzida por regras sociais que influenciam a sociedade e todos que dela fazem parte, inclusive a escola. Este estudo aponta as políticas inclusivas como um possível caminho a percorrer, pela escola, para lidar com as diferenças no campo do gênero e da sexualidade.

Palavras-chave : Educação; Governo; Juventude LGBTQI+; Políticas inclusivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )