SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55El estatuto del trabajo del maestro de escuela: desafío político para los 50 años de la pasantíaJornada de trabajo e docencia: un análisis de la hora-actividad en la red estatal de Piauí índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CHIZZOTTI, Antonio. As finalidades dos sistemas de educação brasileiros. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e19288.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19288.

Este artigo analisa as finalidades da educação escolar. Os debates eleitorais expuseram, nas tensões da retórica, um conjunto discrepante de opiniões sobre as finalidades e as responsabilidades da educação escolar. Os discursos dos candidatos, dos educadores e dos pesquisadores e a participação de diferentes grupos sociais nas discussões sobre educação trouxeram para o espaço público a importância da educação escolar para a construção do projeto político do Estado brasileiro. Este trabalho sintetiza essas manifestações e faz uma análise bibliográfica das finalidades da educação para explicitar quais são as finalidades fundamentais dos sistemas de ensino nacionais. O artigo analisa as três finalidades prospectivas da educação definidas na Constituição Brasileira: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. São questões antigas, permanentes e sempre atuais nos sistemas nacionais de educação, historicamente fundamentais para construir-se um Estado e uma sociedade democrática, que garanta a Educação Básica universal para todos os brasileiros.

Palabras clave : Finalidades da educação; Desenvolvimento da pessoa; Cidadania; Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )