SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue55Pedagogical perspectives in Nietzsche: dialogue, agonism and the self-cultivationInitial reflections about the collaborative practice and special education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MALLAT, Juliana Domit  and  GUIMARAES, Enderson Lopes. Ensino da Didática no curso de licenciatura em pedagogia. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18889.  Epub Jan 29, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18889.

O artigo focaliza o ensino de Didática a partir da análise das ementas dessa disciplina, de 1970 a 2018, no curso de licenciatura em pedagogia. Compreende a Didática como área do conhecimento que expressa a relação teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem. Analisa a relação entre os diferentes períodos da formação de professores e o ensino de Didática. Para isso, realiza uma pesquisa de abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2013), alicerçada em estudo documental e bibliográfico. Os aportes de estudo incluem Gatti, Martins, Romanowski, Veiga, e outros autores que discutem a Didática no contexto das políticas educacionais e da formação de professores. Os dados indicam que o ensino de Didática expressa mudanças de abordagens determinadas pela organização social e política, das pesquisas e da prática pedagógica, o que influencia seu ensino e resulta um conhecimento poderoso na formação dos professores.

Keywords : Ensino de Didática; Curso de pedagogia; Abordagens pedagógicas; Formação do pedagogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )