SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Perspectivas Pedagógicas en Nietzsche: diálogo, agonismo y cultivo de siReflexiones iniciales sobre la práctica colaborativa e la educación especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ROMANOWSKI, Joana Paulin; MALLAT, Juliana Domit  y  GUIMARAES, Enderson Lopes. Ensino da Didática no curso de licenciatura em pedagogia. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18889.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18889.

O artigo focaliza o ensino de Didática a partir da análise das ementas dessa disciplina, de 1970 a 2018, no curso de licenciatura em pedagogia. Compreende a Didática como área do conhecimento que expressa a relação teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem. Analisa a relação entre os diferentes períodos da formação de professores e o ensino de Didática. Para isso, realiza uma pesquisa de abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2013), alicerçada em estudo documental e bibliográfico. Os aportes de estudo incluem Gatti, Martins, Romanowski, Veiga, e outros autores que discutem a Didática no contexto das políticas educacionais e da formação de professores. Os dados indicam que o ensino de Didática expressa mudanças de abordagens determinadas pela organização social e política, das pesquisas e da prática pedagógica, o que influencia seu ensino e resulta um conhecimento poderoso na formação dos professores.

Palabras clave : Ensino de Didática; Curso de pedagogia; Abordagens pedagógicas; Formação do pedagogo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )