SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Enseñanza de la Didáctica en el curso de licenciatura en pedagogíaEl conocimiento profesional del profesor que enseña matemáticas: análisis de un cuaderno normalista de los años 1950 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PAZ, Alejandra Cesarina Rodriguez  y  VICTOR, Sonia Lopes. Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18936.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18936.

A colaboração entre o professor de sala de aula regular e o da educação especial revela-se como uma das práticas essenciais para garantir o direito à educação ao grupo de alunos público-alvo da educação no movimento de inclusão escolar. Nessa direção, esse trabalho visa a fortalecer a discussão no Brasil a respeito da colaboração docente pela via de sua problematização. Realiza um ensaio crítico a fim de evidenciar o termo em estudos internacionais que indicam sua origem e sua vinculação epistemológica. Por conseguinte, o texto aborda as seguintes temáticas: terminologia e conceituação; ensino em equipe; colaboração na educação especial; consulta escolar colaborativa; e coensino e ensino colaborativo. Ao final, observa que os diversos modelos de colaboração parecem estar alinhados ao conceito utilizado pelas organizações/empresas, com o intuito de resolver problemas correspondentes ao modo de produção capitalista e atingir a eficácia do processo de ensino.

Palabras clave : Colaboração; Educação especial; Prática colaborativa; Inclusão escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )