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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PAZ, Alejandra Cesarina Rodriguez  e  VICTOR, Sonia Lopes. Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18936.  Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18936.

A colaboração entre o professor de sala de aula regular e o da educação especial revela-se como uma das práticas essenciais para garantir o direito à educação ao grupo de alunos público-alvo da educação no movimento de inclusão escolar. Nessa direção, esse trabalho visa a fortalecer a discussão no Brasil a respeito da colaboração docente pela via de sua problematização. Realiza um ensaio crítico a fim de evidenciar o termo em estudos internacionais que indicam sua origem e sua vinculação epistemológica. Por conseguinte, o texto aborda as seguintes temáticas: terminologia e conceituação; ensino em equipe; colaboração na educação especial; consulta escolar colaborativa; e coensino e ensino colaborativo. Ao final, observa que os diversos modelos de colaboração parecem estar alinhados ao conceito utilizado pelas organizações/empresas, com o intuito de resolver problemas correspondentes ao modo de produção capitalista e atingir a eficácia do processo de ensino.

Palavras-chave : Colaboração; Educação especial; Prática colaborativa; Inclusão escolar.

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