SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Reflexiones iniciales sobre la práctica colaborativa e la educación especialContando histórias de quem “dormiu para sempre”: narrativas infantis motivadas pela leitura literária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GIUSTI, Bruna Lima Ramos  y  VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18921.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18921.

O texto analisa um caderno de normalista elaborado na década de 1950, junto do estudo de um manual pedagógico de referência na formação de professores, com vistas a abordar o saber profissional do professor que ensina matemática. A questão norteadora é dada por: Que apropriações são realizadas dos manuais, que referenciam cursos de formação, incorporadas no texto do caderno de normalista, de modo a constituírem elementos de um saber profissional do professor para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares? Na análise, utilizam-se fundamentos teórico-metodológicos integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como referências vindas da História Cultural. São mobilizadas categorias como matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados apontam para elementos do saber profissional do professor que ensina matemática, presentes no caderno, e que estão ligados a uma pedagogia da matemática, entendida como conjunto de orientações amplas aos professores. A partir dessa formação, o futuro docente, em sua prática pedagógica, deveria elaborar saberes para aplicá-los aos conteúdos de ensino da aritmética.

Palabras clave : Saber profissional; Matemática a ensinar; Matemática para ensinar; Escola Normal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )