SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número55Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especialContando histórias de quem “dormiu para sempre”: narrativas infantis motivadas pela leitura literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GIUSTI, Bruna Lima Ramos  e  VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e18921.  Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id18921.

O texto analisa um caderno de normalista elaborado na década de 1950, junto do estudo de um manual pedagógico de referência na formação de professores, com vistas a abordar o saber profissional do professor que ensina matemática. A questão norteadora é dada por: Que apropriações são realizadas dos manuais, que referenciam cursos de formação, incorporadas no texto do caderno de normalista, de modo a constituírem elementos de um saber profissional do professor para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares? Na análise, utilizam-se fundamentos teórico-metodológicos integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como referências vindas da História Cultural. São mobilizadas categorias como matemática a ensinar e matemática para ensinar. Os resultados apontam para elementos do saber profissional do professor que ensina matemática, presentes no caderno, e que estão ligados a uma pedagogia da matemática, entendida como conjunto de orientações amplas aos professores. A partir dessa formação, o futuro docente, em sua prática pedagógica, deveria elaborar saberes para aplicá-los aos conteúdos de ensino da aritmética.

Palavras-chave : Saber profissional; Matemática a ensinar; Matemática para ensinar; Escola Normal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )