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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ALMEIDA, Karla Wanessa Carvalho de  e  RODRIGUES, Cibele Maria Lima. O MIEIB e a política da educação infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-19670.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id19670.

O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil contribuiu para a construção da política da educação infantil e, para essa análise, recorre-se à concepção de relação agonística, permeada pela lógica da hegemonia, na perspectiva de Mouffe, Laclau e Southwell. Utiliza-se no trabalho a análise documental e entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento. As análises indicaram o MIEIB como uma articulação entre lutas por creches e a atuação de intelectuais orgânicas. O espectro de sua contribuição nos sentidos, presentes nas políticas de educação infantil, é vasto. O movimento empreendido para a inclusão das creches no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são referências de atuação nas políticas. O MIEIB defendeu especificidades no currículo na infância, que também se fizeram pressentes nas primeiras versões da Base Nacional Comum Curricular. Com a mudança de governo, a participação do MIEIB se restringiu.

Palavras-chave : Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil; Currículo; Educação infantil; Política educacional.

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