SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número56O método de trabalho independente nos diálogos de coordenação de disciplinas: uma reflexão oportuna em contextos de ensino tradicionalistaA educação de meninos na Amazônia: o caso do Instituto Orfanológico do Outeiro, Belém/PA (1903-1913) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AURELIANO, Ana Cristina. Colóquios filosóficos como meio de melhoria na aprendizagem em Filosofia para os alunos do Ensino Médio. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-20387.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id20387.

Este trabalho busca oferecer mediação pedagógica aos alunos do 9º ano de um colégio da rede particular, a fim de melhorar a apreensão do conceito em relação à política, tais como: conhecimento, ética e moral, nas primeiras séries do Ensino Médio na disciplina de filosofia. Para atender a este objetivo, foi elaborado como estratégia didática os Colóquios Filosóficos, por se tratar de um meio de desenvolver temas pré-definidos, com exposições, debates e busca de tomada de decisões. Foi realizado uma sondagem inicial para saber qual o conhecimento prévio dos alunos do 9º ano sobre política, numa perspectiva filosófica, o planejamento dos colóquios com os palestrantes convidados, a realização dos colóquios, o monitoramento e a avaliação final. Trazendo como resultados o interesse dos alunos para participar dos colóquios, discussões e questionamentos, dando resposta a capacidade de apreensão de conteúdos sistemáticos da grade curricular do Ensino Médio de forma prazerosa e eficaz.

Palavras-chave : Ensino de filosofia; Aprendizagem; Inovação educacional; Colóquios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )