SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número56Políticas educacionais na América Latina: uma reflexão sobre as suas diretrizesDesdobramentos da Teoria do Capital Humano: a assimilação do discurso empreendedor e empregabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SARAIVA, Ana Maria Alves. As matrizes normativas da Nova Gestão Pública e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21116.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21116.

Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de eficiência e de eficácia como matrizes valorativas que se apresentam para os sistemas educacionais. Compreende-se que tais matrizes emergem a partir da adoção de um novo modelo teórico na orientação da gestão estatal, denominado a Nova Gestão Pública (NGP). Com um desenho metodológico qualitativo, apoiado na análise bibliográfica e documental, o artigo tem como aportes teóricos principais as abordagens de Vigoda, Popkewitz e Van Zantem sobre as matrizes e racionalidades propostas pela NGP. Considera-se que esse modelo, ao introduzir a avaliação externa, a produção de indicadores e a construção de escalas universalizantes como ferramentas de gestão, altera a relação entre o Estado e a educação. Conclui-se que a incorporação da eficiência e da eficácia como matrizes normativas pela NGP em um contexto de persistentes desigualdades educacionais, estabelecendo metas universais de desempenho, não configura uma abordagem equitativa, o que apresenta limitações ao necessário enfrentamento dessas desigualdades.

Palavras-chave : Eficiência; Eficácia; Nova Gestão Pública; Desigualdades educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )