SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue56The normative matrices of the New Public Management and the confrontation of educational inequalitiesEthics as a space for voice and resonances in the care of the teacher’s care of the self in public school and in National Common Curricular Base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Élido Santiago da  and  SILVA, Gilmar Pereira da. Desdobramentos da Teoria do Capital Humano: a assimilação do discurso empreendedor e empregabilidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21192.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21192.

O presente texto tem por objetivo compreender as noções de empreendedorismo e empregabilidade como desdobramentos da Teoria do Capital Humano. Para tal, analisou-se as falas de entrevistas com 12 jovens concluintes do ensino médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Parnaíba, por meio de um corpus teórico crítico (MACHADO, 1998; PIRES, 2005; RAMOS, 2002) à Teoria do Capital Humano de Schultz (1973). Como resultado, percebeu-se que as noções de empreendedorismo e empregabilidade constituem o vocabulário dos alunos pesquisados. As manifestações se dão com a reprodução de elementos que reforçam o investimento individual como processo de diferenciação positiva às exigências do mercado. Com efeito, tal reprodução colabora com o processo de fragmentação da identidade dos jovens da classe trabalhadora. Por outro lado, percebeu-se a negação dessas noções, derivadas da Teoria do Capital Humano. A resistência está vinculada à construção de relações sociais que desvelam as formas de exploração empreendidas pelo modo de produção capitalista.

Keywords : Teoria do Capital Humano; Empreendedorismo; Empregabilidade; Unidade de classe.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )