SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue56Human Capital Theory developments: the assimilation of entrepreneurial discourse and employabilityBeyond neoliberal rationality: the common and the instituting praxis as ethical-formative principles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SOAVE, Cláudia; BARBIERI, Simone Corte Real  and  ROSA, Geraldo Antonio da. Ética como espaço de voz e ressonâncias do cuidado de si docente na escola pública e na Base Nacional Comum Curricular. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21264.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21264.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética do cuidado de si docente e suas ressonâncias no contexto da educação, considerando a constituição do eu, do outro e do nós. Os fundamentos metodológicos se concentram na teoria de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente ao cuidado de si, e na concepção de educação da teoria de Morin (2001, 2003). Por meio da escrita e da escuta, relativa a uma amostra de docentes, problematiza-se o silenciamento docente, influenciado por políticas educacionais brasileiras e decorrente da carência do cuidado de si, bem como da descaracterização e da anulação de espaços democráticos. Nesse contexto, entende-se que a atuação docente encontra-se condicionada às normalizações e ao controle biopolítico por meio dos mecanismos de governamentalidade.

Keywords : Cuidado de si; BNCC; Biopolítica; Governamentalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )