SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número56Evolución de la Teoría del Capital Humano: la asimilación del discurso empresarial y la empleabilidadMás allá de la racionalidad neoliberal: lo común y la praxis instituyente como principios ético-formativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SOAVE, Cláudia; BARBIERI, Simone Corte Real  y  ROSA, Geraldo Antonio da. Ética como espaço de voz e ressonâncias do cuidado de si docente na escola pública e na Base Nacional Comum Curricular. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21264.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21264.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a ética do cuidado de si docente e suas ressonâncias no contexto da educação, considerando a constituição do eu, do outro e do nós. Os fundamentos metodológicos se concentram na teoria de Foucault (2000, 2001, 2008, 2010), referente ao cuidado de si, e na concepção de educação da teoria de Morin (2001, 2003). Por meio da escrita e da escuta, relativa a uma amostra de docentes, problematiza-se o silenciamento docente, influenciado por políticas educacionais brasileiras e decorrente da carência do cuidado de si, bem como da descaracterização e da anulação de espaços democráticos. Nesse contexto, entende-se que a atuação docente encontra-se condicionada às normalizações e ao controle biopolítico por meio dos mecanismos de governamentalidade.

Palabras clave : Cuidado de si; BNCC; Biopolítica; Governamentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )