SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue56Ethics as a space for voice and resonances in the care of the teacher’s care of the self in public school and in National Common Curricular BaseHuman formation in Nietzsche: between “knowing oneself” and “become who you are” in self-cultivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CENCI, Angelo Vitório  and  PETRY, Cleriston. Para além da racionalidade neoliberal: o comum e a práxis instituinte como princípios ético-formativos. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21291.  Epub Aug 11, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21291.

O presente texto toma como referência os estudos de Pierre Dardot e Christian Laval para explorar o tema da formação humana, situando-o para além dos limites da racionalidade neoliberal que impregna o atual cenário das sociedades ocidentais. Num primeiro passo, procura-se mostrar como o neoliberalismo vincula um tipo de racionalidade singular e uma concepção atomizada de sujeito. Na sequência, indica-se que a ele está associada uma visão individualista de ética e uma noção usurpada de formação. Por fim, apresenta-se o princípio político do comum e o conceito de práxis instituinte concebendo-os em sentido ético-formativo. Defende-se que o princípio do comum pode ser postulado como princípio formativo e de justiça, além de ajudar a pensar o sujeito sob uma perspectiva crítica à subjetivação neoliberal. Do mesmo modo, sustenta-se que a práxis instituinte implica uma práxis intrinsecamente formativa na medida em que autoproduz os sujeitos no curso da própria ação, requerendo-lhes o efetivo envolvimento no estabelecimento das regras de seu funcionamento e na corresponsabilização por elas.

Keywords : Racionalidade neoliberal; Formação; Comum; Práxis instituinte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )