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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

TEDESCO, Anderson Luiz; CECCHETTI, Elcio  y  SCHWENGBER, Ivan Luís. A formação humana em Nietzsche: entre o “conhecer-se” e o “tornar-se o que se é” no cultivo de si. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.56, e-21495.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56id21495.

O artigo reflete uma problemática clássica, a partir da máxima do “conhece-te a ti mesmo”, descrita no Oráculo de Delfos, e do imperativo “tornar-se o que se é” escrito por Píndaro. O delineamento metodológico se caracterizou na pesquisa bibliográfica, assumindo uma abordagem qualitativa nas análises conceituais e filosóficas. Disso, resultou a percepção de que a máxima do “conhece-te a ti mesmo” contribuiu para a decadência cultural e originou uma consciência gregária e um espírito de rebanhos. Por sua vez, Nietzsche propõe o inverso: “tornar-se o que se é” como uma tragédia educativa no sentido de encarar a vida, como um saber de si e de um querer-se diferente, tratando-se da plena realização do ser humano. Conclui-se que o caminho para uma transformação da Bildung ocorre a partir da máxima do “tornar-se o que se é” como condição para o surgimento dos espíritos livres que conquistaram a si próprios por uma formação da autoeducação ou do cultivo de si.

Palabras clave : Cultura; Educação; Formação; Nietzsche.

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