SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Tantear y develar los juegos electrónicos: dispositivos móviles y niños pequeñosDetrás de escena de la mente humana durante el sueño! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho  y  MALTEMPI, Marcus Vinicius. Raciocínio proporcional na matemática escolar. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20024.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20024.

Este artigo objetiva discutir a relevância do raciocínio na matemática escolar e os elementos necessários a uma atividade que privilegie o raciocínio proporcional. Para tanto, discutimos o lugar de destaque da sequência “definição → exemplos → exercícios” na matemática escolar. Historicamente, a memorização tem sido valorizada no cenário educacional brasileiro e tem roubado do raciocínio o papel de protagonista. Abordamos a relevância do raciocínio proporcional na matemática escolar, direcionando a discussão para o processo de elaboração de uma atividade que o estimule, com base nos pressupostos da metodologia qualitativa de pesquisa. As conclusões indicam que os elementos necessários para estimular o raciocínio proporcional são: formular atividades intencionais, com foco no raciocínio qualitativo; elaborar questões pautadas na estrutura multiplicativa; privilegiar situações relativas ao cotidiano, com caráter transdisciplinar; propor uma visão abrangente e integrada das vertentes da matemática utilizando tecnologias digitais em uma perspectiva intradisciplinar.

Palabras clave : Memorização na matemática; Anos finais do ensino fundamental; Ensino de matemática; Educação matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )