SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Os bastidores da mente humana durante o sono!Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FOLETTO, Denize da Silveira  e  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. A formação de pesquisadores no espaço grupal. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20329.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20329.

Neste artigo, tem-se como objetivo compartilhar os resultados de uma pesquisa em que se procurou identificar, interpretar e compreender a dinâmica constitutiva do Grupo de Análise Narrativa Discursiva (GAND), para a elaboração de uma Análise Narrativa Discursiva Grupal (ANDG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com apoio referencial da Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas (2012), e que utilizou, como procedimento de interpretação, a abordagem hermenêutico-reconstrutiva. O corpus da pesquisa incluiu a transcrição das quinze reuniões do GAND, entrevistas semiestruturadas com os membros e o diário de campo da pesquisadora. Como resultado, a dinâmica constitutiva do GAND decorreu do esforço de construção de uma ANDG, gerando formação de pesquisadores, atravessada por interações intersubjetivas entre as integrantes. Assim, a expectativa é que este trabalho sirva de incentivo para outras experiências dessa natureza, tendo em vista contribuir com a formação de um pesquisador multiplicador e independente, que saiba dialogar com o mundo da vida.

Palavras-chave : Grupo de Análise Narrativa Discursiva; Formação de pesquisadores; Análise narrativa discursiva grupal; Constituição de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )