SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57La formación de investigadores en el espacio grupalSubjetividad de una enseñanza: marcas de género en la educación escolar (1970-1980) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

HOEPERS, Idorlene da Silva; VANZUITA, Alexandre  y  ALBINO, Jéssica. Tudo acontece no jardim secreto: diálogos entre práticas sociais de inclusão e infância. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20398.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20398.

Neste texto, a partir da Sociologia da Infância, objetivamos discutir e interpretar como a infância e a inclusão dialogam no contexto do filme “O jardim secreto”, produzido em 1993, sob direção de Agnieszka Holland, a partir de uma adaptação do clássico conto de fadas “The Secret Garden”, de Frances Hodgson Burnett (1911). A discussão teórica ancora-se nos estudos de Plaisance (2004; 2005; 2006; 2010; 2015), Corsaro (2011), Sarmento (2004; 2005) e Ferreira (2004). Ao olharmos para as infâncias e a inclusão na perspectiva da Sociologia da Infância, visualizamos diálogos interdisciplinares no que diz respeito às tendências teóricas e conceituais. Estas se complementam e causam possibilidades de mestiçagem na construção de novos conhecimentos, principalmente quando a inclusão, a infância e a imaginação, numa relação de interdependência, provocam a quimera e a superação do modelo tradicional dos processos de socialização a partir da cultura de pares.

Palabras clave : Inclusão; Infância; Processos de socialização; Cultura de pares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )