SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue57Nursing education in Brazil and Portugal: contexts, similarities and differencesDigital literacy in higher education: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

LEMOS, Cátia de  and  MATOS, Maria Almerinda de Souza. Escola democrática e de direitos inclusivos em meio aos desafios Amazônicos. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-21293.  Epub Aug 12, 2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id21293.

A pesquisa surge num momento de profundo questionamento sobre as políticas educacionais e sua efetivação. Teve como objetivo analisar os desafios identificados para tornar a escola pública, mais democrática, participativa, emancipatória e inclusiva no cenário amazônico. Para cumprir o objetivo proposto, utilizou-se a análise documental da legislação brasileira e local. Estudos dialéticos perpassam todo o texto e o aporte teórico foi baseado nas contribuições de Cury (2002), Mészarós (2005), Gadotti (2006) e Matos (2014). Realizou-se entrevistas semiestruturadas com a participação de 26 agentes educacionais. Portanto, a pesquisa convida o leitor a aprofundar o debate em âmbito nacional quando aponta para desafios educacionais vivenciados pelos povos amazônicos, como formação de professores, escassez de materiais, cooperação técnica, equipe multiprofissional, acessibilidade e família. Contudo, almeja-se que a escola democrática não sirva somente para visibilizar, mas, proporcionar oportunidades educacionais para todos os educandos, com ou sem deficiência, respeitando a diversidade humana.

Keywords : Escola democrática; Inclusão; Políticas educacionais; Desafios amazônicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )