SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Escuela de derechos democráticos e inclusivos en medio de los desafíos AmazónicosLa pedagogía como fundamento de la teoría política en Rousseau: un esbozo de la Ilustración en la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ASSIS, Maria Paulina de  y  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Letramento digital no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-21359.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id21359.

O artigo tem como objetivo analisar publicações internacionais sobre letramento digital no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura. Utilizou-se a base de dados acadêmica Education Resources Information Center (ERIC). Foram encontrados 41 artigos sobre digital literacy no período entre 2008 e 2019, publicados por pesquisadores de 16 países, com o maior número apresentado pelos Estados Unidos. Os temas tratados nos artigos estão relacionados a atividades com recursos imersivos; letramento digital associado a aspectos psicológicos; níveis de letramento digital; impactos de características pessoais na apropriação do letramento digital; metodologias e estratégias para desenvolvimento do letramento digital e propostas teóricas; políticas e reflexões, a maioria sobre relatos de pesquisa. Observou-se um crescimento do número de publicações sobre letramento digital nos últimos anos. Os resultados não permitem generalizações, entretanto, apontam lacunas para pesquisa futura, dada a variedade de temas tratados nos artigos analisados.

Palabras clave : Letramento digital; Revisão sistemática; Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )