SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Escola democrática e de direitos inclusivos em meio aos desafios AmazônicosA pedagogia como alicerce da teoria política em Rousseau: um traçado do Iluminismo na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ASSIS, Maria Paulina de  e  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Letramento digital no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-21359.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id21359.

O artigo tem como objetivo analisar publicações internacionais sobre letramento digital no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura. Utilizou-se a base de dados acadêmica Education Resources Information Center (ERIC). Foram encontrados 41 artigos sobre digital literacy no período entre 2008 e 2019, publicados por pesquisadores de 16 países, com o maior número apresentado pelos Estados Unidos. Os temas tratados nos artigos estão relacionados a atividades com recursos imersivos; letramento digital associado a aspectos psicológicos; níveis de letramento digital; impactos de características pessoais na apropriação do letramento digital; metodologias e estratégias para desenvolvimento do letramento digital e propostas teóricas; políticas e reflexões, a maioria sobre relatos de pesquisa. Observou-se um crescimento do número de publicações sobre letramento digital nos últimos anos. Os resultados não permitem generalizações, entretanto, apontam lacunas para pesquisa futura, dada a variedade de temas tratados nos artigos analisados.

Palavras-chave : Letramento digital; Revisão sistemática; Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )