SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Estrategias de gobernanza dirigidas a personas con discapacidades em los programas de televisiónMarcelo Xavier: la composición literaria de narrativas visuales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha  y  BRANDAO, Carlos da Fonseca. O processo de civilização e o controle das emoções – alterações sociais e percepção da infância. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20965.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20965.

A preocupação com cuidados e proteção de crianças na sociedade ocidental foi um processo que se desenrolou ao longo de um período histórico. Conforme a teoria dos “processos de civilização” de Norbert Elias, no período medieval, essa sociedade passa a exercer um maior controle sobre o indivíduo, fazendo-lhe exigências em relação aos comportamentos, em contrapartida modificada numa relação recíproca de mudança. Este artigo tem como objetivo analisar a forma como a sociedade passou a se preocupar com a infância, reconhecendo as crianças como merecedoras de atenção e cuidados, com base na concepção de Norbert Elias de “processos de civilização”, bem como a partir de seus conceitos de “figuração”, “interdependência”, “psicogênese”, “sociogênese”, “poder” e “habitus”. Este estudo possibilitou a compreensão de que um maior controle das emoções trouxe também comedimento dos homens em relação aos indivíduos que poderiam ser considerados mais fracos, categoria na qual, sob determinados aspectos, muitas vezes se incluem as crianças.

Palabras clave : Infância; Processos de civilização; Controle das emoções; Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )