SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número57Estratégias de governamento dirigidas a sujeitos com deficiência em programas da mídia televisivaMarcelo Xavier: a composição literária de narrativas visuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha  e  BRANDAO, Carlos da Fonseca. O processo de civilização e o controle das emoções – alterações sociais e percepção da infância. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-20965.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id20965.

A preocupação com cuidados e proteção de crianças na sociedade ocidental foi um processo que se desenrolou ao longo de um período histórico. Conforme a teoria dos “processos de civilização” de Norbert Elias, no período medieval, essa sociedade passa a exercer um maior controle sobre o indivíduo, fazendo-lhe exigências em relação aos comportamentos, em contrapartida modificada numa relação recíproca de mudança. Este artigo tem como objetivo analisar a forma como a sociedade passou a se preocupar com a infância, reconhecendo as crianças como merecedoras de atenção e cuidados, com base na concepção de Norbert Elias de “processos de civilização”, bem como a partir de seus conceitos de “figuração”, “interdependência”, “psicogênese”, “sociogênese”, “poder” e “habitus”. Este estudo possibilitou a compreensão de que um maior controle das emoções trouxe também comedimento dos homens em relação aos indivíduos que poderiam ser considerados mais fracos, categoria na qual, sob determinados aspectos, muitas vezes se incluem as crianças.

Palavras-chave : Infância; Processos de civilização; Controle das emoções; Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )