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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GUIMARAES, Marcos Denilson; SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da  e  FRANCA, Denise Medina. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-23267.  Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id23267.

O marco legal de implantação do Sistema Métrico Decimal (SMD) nas escolas brasileiras pela Lei Imperial de 1862, Lei nº 1157, de 26 de junho, promulgada por D. Pedro II, completaria hoje seus 158 anos. Neste estudo, de natureza sócio-histórica, foram problematizados os processos de escolarização do saber SMD, levando também em consideração tópicos referentes à formação didático-metodológica de professores que ensinam matemática. Com o objetivo de caracterizar a abordagem de um Sistema Métrico Decimal a ensinar e para ensinar, foram analisados trabalhos publicados por pesquisadores entre os anos de 2007 a 2018 que abordavam esse saber em manuais escolares. Conclui-se que a matemática a e para ensinar o SMD sofreu transformações em termos de ordenação do saber, bem como modificações no programa com progressiva inserção desse conteúdo, em substituição ao antigo Sistema de Pesos e Medidas. Ao longo do período observa-se uma caracterização de um SMD intuitivo prático.

Palavras-chave : Aritmética; História da educação matemática; Sistema métrico decimal; Saberes profissionais.

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