Revista Educação em Questão
Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802
Abstract
PENA, Anderson dos Anjos Pereira; ZIENTARSKI, Clarice and RECH, Hildemar Luiz. “O saber é e será produzido para ser vendido”: conhecimento na conjuração pós-moderna de Lyotard. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21019. Epub Oct 16, 2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21019.
Buscamos analisar o que está oculto na defesa edificada por Jean-François Lyotard para legitimar o saber como mercadoria a partir da década de 1970. Em A condição pós-moderna, escrito em 1979, esse autor naturaliza a dicotomia entre “saber narrativo” e “saber científico”. Na obra, Lyotard esforça-se para adaptar os saberes às perspectivas da sociedade capitalista devastada pela crise internacional do período, que o levou a proclamar o surgimento de um novo tempo: a pós-modernidade. Ao reificar as tecnologias e os novos processos gerenciais, Lyotard dedica o trabalho ao debate dos saberes e elabora um sistema que legitima a pena máxima a que condena o conhecimento: o autor defende que “o saber é e será produzido para ser vendido”. Conclui-se que com a sua especulação, portanto, esfacela o conhecimento em dois polos antagônicos a fim de justificar o jogo da realidade e o ocultar.
Keywords : Conhecimento; Mercadoria; Especulação; Neoliberalismo.