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Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PENA, Anderson dos Anjos Pereira; ZIENTARSKI, Clarice  y  RECH, Hildemar Luiz. “O saber é e será produzido para ser vendido”: conhecimento na conjuração pós-moderna de Lyotard. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21019.  Epub 16-Oct-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21019.

Buscamos analisar o que está oculto na defesa edificada por Jean-François Lyotard para legitimar o saber como mercadoria a partir da década de 1970. Em A condição pós-moderna, escrito em 1979, esse autor naturaliza a dicotomia entre “saber narrativo” e “saber científico”. Na obra, Lyotard esforça-se para adaptar os saberes às perspectivas da sociedade capitalista devastada pela crise internacional do período, que o levou a proclamar o surgimento de um novo tempo: a pós-modernidade. Ao reificar as tecnologias e os novos processos gerenciais, Lyotard dedica o trabalho ao debate dos saberes e elabora um sistema que legitima a pena máxima a que condena o conhecimento: o autor defende que “o saber é e será produzido para ser vendido”. Conclui-se que com a sua especulação, portanto, esfacela o conhecimento em dois polos antagônicos a fim de justificar o jogo da realidade e o ocultar.

Palabras clave : Conhecimento; Mercadoria; Especulação; Neoliberalismo.

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