SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58"El conocimiento es y será producido para ser vendido": el conocimiento en la conjuración posmoderna de LyotardCompromiso colectivo en la primavera secundaria: la ocupación de la escuela José Lins do Rego (São Paulo, 2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

NEVES, Antônia Regina Gomes; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti  y  FABRIS, Elí Terezinha Henn. A forma-escola inovadora: permanências, ressignificações e deslocamentos. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21865.  Epub 16-Oct-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.20120v58n58id21865.

Neste artigo, buscamos analisar e problematizar os deslocamentos da “forma-escola” (RANCIÈRE, 1988), bem como demonstrar como o conceito opera nas escolas da série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, produzida pelo Canal Futura. A análise desenvolveu-se a partir de 12 episódios de documentários dessa série, utilizando-se o discurso, em uma perspectiva foucaultiana, como ferramenta teórico-metodológica em articulação com referenciais sobre formação de professores, inovação e estudos foucaultianos. Partindo do que Larrosa (2017) chama de profanação, conclui-se que as escolas analisadas mantêm, ainda que de forma profanada, os cinco elementos da “forma-escola” (tempo, espaço, materiais, atividades e sujeitos), com diferentes ênfases e de diferentes modos, constituindo o que nomeamos de forma-escola inovadora.

Palabras clave : Inovação; Forma-escola; Escolas inovadoras; Análise do discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )