SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58La forma-escuela innovadora: permanencias, resignificaciones y dislocamientosConcepciones y prácticas docentes: lo que dicen las publicaciones sobre cursos de educación a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MARTINS, Jonathan Alves  y  QUEIROZ, Maria Aparecida de. Engajamento coletivo na primavera secundarista: a ocupação da escola estadual José Lins do Rego (São Paulo, 2015). Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21354.  Epub 16-Oct-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21354.

Este artigo analisa uma práxis educativa vivenciada na ocupação da escola José Lins do Rego por estudantes, professores e movimentos sociais contrários à Medida de Reorganização da rede de ensino de São Paulo em 2015. Analisa a literatura marxista (Poulantzas, 1980; Frigotto, 2015; Freire, 2006, 2013), documentos oficiais e fotografias, por meio do método documentário (Bohnsack, 2007; Severo, 2007; Bassalo e Weller, 2011). As análises sugerem uma concepção de escola como espaço educativo, no qual os sujeitos coletivos engajados no movimento de ocupação, horizontalmente, consubstanciam a práxis educativa como estratégia favorável à consciência para além do institucional. Ou seja, ante uma política autoritária, a identificação entre quem ocupava as escolas e se apropriava do espaço educativo suscitava novos significados ao ensino médio público em um importante momento histórico de formação da consciência de classe entre esses sujeitos que vislumbraram a transformação da realidade por meio de um agir coletivo.

Palabras clave : Ocupação de escolas; Engajamento coletivo; Práxis educativa; Ensino médio público.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )