SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue58Collective engagement in the secondary spring: the occupation of José Lins do Rego state school (São Paulo, 2015)Research and teaching formation: possibilities of self-confrontation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ARAGON, Rosane; ZORZI, Analisa  and  TURCHIELO, Luciana Boff. Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distância. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21404.  Epub Oct 16, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21404.

Este artigo analisa as concepções e as práticas pedagógicas de dois cursos de Pedagogia realizados na modalidade a distância com o objetivo de compreender os modelos de formação, destacando-se os pressupostos curriculares, as práticas pedagógicas empreendidas e a concretização das propostas de avaliação da aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na discussão teórica sobre currículo na formação de professores. Os dados deste estudo qualitativo são as produções publicadas sobre os cursos em artigos, capítulos de livros e dissertações de mestrado, disponíveis em repositórios digitais com acesso online. Na análise, foi possível mapear e compreender os modelos de formação “em ação”, destacando-se como as especificidades dos currículos sustentaram as aprendizagens dos estudantes. Os resultados evidenciam que a articulação teoria e prática foi efetivada (currículo real) mediante a estratégia de formação baseada em análises e reflexões sobre as experiências dos alunos em seus espaços de docência, favorecendo os processos de aprendizagem.

Keywords : Pedagogia a distância; Projeto pedagógico; Teoria e prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )