SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue58Conceptions and teaching practices: what the publications about distance learning courses sayThe 1918 Pandemonium: a doctor's testimony author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira  and  ALFREDO, Raquel Antonio. Pesquisa e formação docente: possibilidades da autoconfrontação. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21428.  Epub Oct 16, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21428.

O objetivo deste artigo é defender que a autoconfrontação, sob a mediação da crítica e da autocrítica, pode promover a pesquisa e a formação docente, favorecendo a transformação da prática docente e possivelmente da realidade escolar. O eixo teórico-metodológico é fundamentado no materialismo histórico-dialético, com destaque às categorias singularidade, particularidade e universalidade; ao conceito de vida cotidiana e ao procedimento metodológico da autoconfrontação, este não restrito à produção descritiva da prática docente. Conclui-se que podemos realizar tanto o processo de produção da pesquisa quanto o de formação e de transformação da prática docente, promovendo o encontro do docente com sua própria prática, sob a finalidade de se constituir um novo contexto.

Keywords : Pesquisa e formação docente; Autoconfrontação; Prática docente; Vida cotidiana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )