SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58Concepciones y prácticas docentes: lo que dicen las publicaciones sobre cursos de educación a distanciaEl pandemonio de 1918: el testimonio de un médico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira  y  ALFREDO, Raquel Antonio. Pesquisa e formação docente: possibilidades da autoconfrontação. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21428.  Epub 16-Oct-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21428.

O objetivo deste artigo é defender que a autoconfrontação, sob a mediação da crítica e da autocrítica, pode promover a pesquisa e a formação docente, favorecendo a transformação da prática docente e possivelmente da realidade escolar. O eixo teórico-metodológico é fundamentado no materialismo histórico-dialético, com destaque às categorias singularidade, particularidade e universalidade; ao conceito de vida cotidiana e ao procedimento metodológico da autoconfrontação, este não restrito à produção descritiva da prática docente. Conclui-se que podemos realizar tanto o processo de produção da pesquisa quanto o de formação e de transformação da prática docente, promovendo o encontro do docente com sua própria prática, sob a finalidade de se constituir um novo contexto.

Palabras clave : Pesquisa e formação docente; Autoconfrontação; Prática docente; Vida cotidiana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )