SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue58The 1918 Pandemonium: a doctor's testimonyControl and resistance of the regency in Espírito Santo (1908-1909): the drama of teacher Joanna Passos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ALVES, Cláudio Eduardo Resende. Políticas públicas, gênero e currículo: notas para equidade. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21587.  Epub Oct 16, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21587.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre gênero, currículo e políticas públicas na experiência de elaboração do Plano Municipal de Equidade Gênero de Belo Horizonte. No contexto nacional de retrocesso nas políticas públicas de gênero, a área de educação tem sido duramente afetada, apesar de sua relevância na promoção da cidadania e no enfrentamento às violências sexistas. O texto analisa o Plano e os silenciamentos de gênero a partir dos estudos teóricos pós-críticos que destacam a dimensão relacional e discursiva de gênero em interface com o currículo. Para isso, foram selecionados e problematizados quatro relatos do diário de campo como norteadores da pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam convergências e divergências na concepção de políticas públicas de gênero entre poder público, movimento social, sociedade civil e academia. O estudo aponta que o Plano pode ser tomado como uma forma de existência e resistência no campo da equidade de gênero.

Keywords : Currículo; Educação; Gênero; Política pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )