SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue58Control and resistance of the regency in Espírito Santo (1908-1909): the drama of teacher Joanna PassosLove, sex and physical distance: webdating pedagogies in Covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

AMADO, Carolina  and  PEDRO, Ana. Elaboração de um framework para massive open online courses na formação contínua de professores: scoping literature review. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21672.  Epub Oct 16, 2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21672.

O presente artigo decorre de uma investigação que procura contribuir para a estruturação de um referencial para caracterizar Massive Open Online Courses, no âmbito da formação contínua de professores. Neste artigo iremos identificar quais as dimensões que a literatura assinala como adequadas para o design de MOOC. Para isso iremos adotar a abordagem qualitativa scoping literature review, cujo objetivo de identificar e analisar dimensões chave formuladas em frameworks publicados na área. Foi possível identificar um conjunto de necessidades relacionadas com as ofertas formativas para professores e questões de design de cursos massivos no âmbito da formação contínua de professores. Por aplicação de critérios de elegibilidade foram selecionados para análise nove artigos. Os resultados revelam a existência de um conjunto de recursos e decisões a valorizar e destacar aquando da implementação de cursos massivos para a formação contínua de professores, nomeadamente, os conteúdos, a avaliação, a descrição geral do curso, o público-alvo e a abordagem pedagógica.

Keywords : Massive Open Online Courses; Scoping Literature Review; Formação continua de professores; Framework.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )