Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
AMADO, Carolina e PEDRO, Ana. Elaboração de um framework para massive open online courses na formação contínua de professores: scoping literature review. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21672. Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21672.
O presente artigo decorre de uma investigação que procura contribuir para a estruturação de um referencial para caracterizar Massive Open Online Courses, no âmbito da formação contínua de professores. Neste artigo iremos identificar quais as dimensões que a literatura assinala como adequadas para o design de MOOC. Para isso iremos adotar a abordagem qualitativa scoping literature review, cujo objetivo de identificar e analisar dimensões chave formuladas em frameworks publicados na área. Foi possível identificar um conjunto de necessidades relacionadas com as ofertas formativas para professores e questões de design de cursos massivos no âmbito da formação contínua de professores. Por aplicação de critérios de elegibilidade foram selecionados para análise nove artigos. Os resultados revelam a existência de um conjunto de recursos e decisões a valorizar e destacar aquando da implementação de cursos massivos para a formação contínua de professores, nomeadamente, os conteúdos, a avaliação, a descrição geral do curso, o público-alvo e a abordagem pedagógica.
Palavras-chave : Massive Open Online Courses; Scoping Literature Review; Formação continua de professores; Framework.