SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58Elaboração de um framework para massive open online courses na formação contínua de professores: scoping literature reviewMétodos Espiritográfico e Sonhográfico: poéticas tradutórias na pesquisa-docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da; FELIX, Jeane  e  COUTO, Edvaldo Souza. Amor, sexo e distância física: pedagogias do webnamoro na pandemia da Covid-19. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21741.  Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21741.

A pandemia da Covid-19 colocou milhares de pessoas em isolamento físico como principal estratégia para conter a contaminação e disseminação do vírus. Essa condição provocou mudanças nos modos de procurar e viver relações amorosas e sexuais, privilegiando os encontros virtuais em sites e aplicativos de paquera. Nesse contexto, o objetivo do artigo é analisar histórias de amor e de sexo de um grupo formado por homens gays usuários do Tinder com a finalidade de identificar pedagogias sexuais resultantes do webnamoro. O argumento central é que as histórias de amor e de sexo desenvolvidas por esse grupo promovem pedagogias sexuais que nos orientam a festejar a vida, cuidar do corpo, explorar outras possibilidades para a paquera e a sexualidade online. O método usado para a pesquisa foi o qualitativo, descritivo e analítico, de cunho netnográfico. Com a pesquisa, concluímos que o webnamoro, em tempo de pandemia, reativa certos ideais do amor romântico como estratégias dos sujeitos para manterem a saúde física e mental.

Palavras-chave : Pedagogias do webnamoro; Covid-19; Tinder; Pedagogias culturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )