Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
CAMPOS, Maria Idalina Krause de; REIS, Marina dos e CORAZZA, Sandra Mara. Métodos Espiritográfico e Sonhográfico: poéticas tradutórias na pesquisa-docência. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21827. Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21827.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise teórica e prática, a partir de dois métodos criados com aportes da Filosofia da Diferença-Educação, a saber: Método Espiritográfico e Método Sonhográfico. Trata-se da expressão intercambiante de duas pesquisas que se articulam em um movimento tradutório, com apreço pela ação transcriadora de um espírito que lê, escreve e sonha ao manipular arquivos. Afirma uma poética investigativa ao propor-se a traduzir as matérias curriculares que desafiam o fazer docente. Mostra o uso de uma didática artista, vista como um caleidoscópio que oscila e transforma a matéria, seja literária, filosófica, científica, onírica ou poética. Conclui que os procedimentos tradutórios postos a funcionar em ambos os métodos possibilitam a efetivação de um sonho didático e de uma poesia curricular, capazes de gerar uma escrita indomesticada e aventureira que renova as práticas da docência.
Palavras-chave : Métodos; Filosofia da diferença; Aula; Tradução.