SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58Métodos Espirito-Gráfico y Sueño-Gráfico: poética de la traducción en la investigación-docenciaPermanecer en la enseñanza: ¿qué revelan los profesores principiantes egresados de Pibid? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GUIMARAES, Tereza Cristina de Almeida  y  BERNADO, Elisangela da Silva. O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21906.  Epub 16-Oct-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21906.

Este estudo analisa o tempo escolar como construção social e histórica no processo civilizador. Portanto, o tempo, como nosso objeto de estudo, é dimensionado em sua perspectiva processual e simbólica, estabelecida dentro e fora da escola, para demarcar os afazeres cotidianos do homem e sua organização na vida coletiva. Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, em uma abordagem qualitativa de investigação, os pressupostos que alicerçam a análise da literatura pesquisada têm base nas teorizações de Elias (1998) e de Bauer (1997) sobre o tempo no processo civilizador, relacionado à organização da escola. Os principais resultados deste estudo advêm da proposição de que o tempo escolar, constituído na perspectiva de construção social, é refletido no desenvolvimento das rotinas da escola e, enquanto poder simbólico, desafia-nos a compreendê-lo em sua complexa processualidade, nos saberes, aglomerados e compendiados pelo homem, sempre por esse atravessados, para estabelecer as temporalidades, os ritmos, os fatos e os feitos das instituições escolares.

Palabras clave : Tempo escolar; Tempo integral; Organização da escola; Processo civilizador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )