SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58El tiempo y su esencialidad en la escuela a tiempo completoGénero en la docencia en Física: la pedagogía de la piedra contra el laberinto de cristal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Permanecer na docência: o que revelam professores iniciantes egressos do Pibid?. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-22474.  Epub 16-Oct-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id22474.

Este artigo analisa o processo de inserção profissional e sua relação com as perspectivas de permanência ou desistência no magistério entre professores iniciantes, egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia de uma universidade nordestina brasileira. O referencial teórico teve como base os estudos de Garcia (2010), André (2012, 2015), Nóvoa (2009) e Darling-Hammond (2014), entre outros. O estudo, de natureza qualitativa e empírica, recorreu ao uso de entrevista como procedimento de coleta de dados. Os professores iniciantes indicam possuir expectativas positivas quanto à permanência na carreira docente, ao mesmo tempo que também reclamam da solidão vivenciada no início da carreira. As constatações da pesquisa reforçam o argumento de pesquisadores da área da formação de professores adotados como referências, os quais consideram os primeiros anos de iniciação à profissão decisivos na história profissional do professor. Confirmam, desse modo, a importância do apoio aos docentes iniciantes, uma demanda urgente e necessária no âmbito das políticas públicas educacionais.

Palabras clave : Docência; Permanência; Professor Iniciante; Pibid.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )