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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva  e  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Permanecer na docência: o que revelam professores iniciantes egressos do Pibid?. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-22474.  Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id22474.

Este artigo analisa o processo de inserção profissional e sua relação com as perspectivas de permanência ou desistência no magistério entre professores iniciantes, egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia de uma universidade nordestina brasileira. O referencial teórico teve como base os estudos de Garcia (2010), André (2012, 2015), Nóvoa (2009) e Darling-Hammond (2014), entre outros. O estudo, de natureza qualitativa e empírica, recorreu ao uso de entrevista como procedimento de coleta de dados. Os professores iniciantes indicam possuir expectativas positivas quanto à permanência na carreira docente, ao mesmo tempo que também reclamam da solidão vivenciada no início da carreira. As constatações da pesquisa reforçam o argumento de pesquisadores da área da formação de professores adotados como referências, os quais consideram os primeiros anos de iniciação à profissão decisivos na história profissional do professor. Confirmam, desse modo, a importância do apoio aos docentes iniciantes, uma demanda urgente e necessária no âmbito das políticas públicas educacionais.

Palavras-chave : Docência; Permanência; Professor Iniciante; Pibid.

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