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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

OLIVEIRA, Anna Luiza Martins de  e  SILVA, Ribbyson José de Farias. Gênero na docência em Física: a pedagogia da pedra contra o labirinto de cristal. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-22507.  Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id22507.

O Brasil tem mais de dois milhões de docentes atuando na educação básica, a maioria mulheres, porém, essa proporção se inverte na área de Física. Com base na Teoria Política do Discurso e nos Estudos Pós-estruturalistas de Gênero, este artigo analisa as lógicas que têm sustentado o discurso de que a Física é uma ciência para (alguns) homens e a emergência de práticas de contestação dessa hegemonia. O corpus foi constituído por narrativas de seis docentes de Física do Agreste de Pernambuco. Os resultados apontam que as lógicas homogeneizadoras dos cânones científicos continuam ativas e reforçam barreiras de gênero que, ao se constituírem como padrões culturais, são naturalizadas. Tais mecanismos reduzem o potencial de vida e trabalho de muitas profissionais, mas, não conseguem suprimir suas existências. Conclui-se que o reconhecimento da ciência como contexto povoado por corpos vivos e expressivos é a principal alternativa para o enfrentamento dos intricados labirintos que continuam a ser erigidos.

Palavras-chave : Docência em Física; Gênero; Experiência; Discurso.

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