SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue59Hybridity in school management: perceptions of school principals in the city of Dourados (Mato Grosso do Sul state)Deaf people education in Brazil in the 19th century and the legacy of European countries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BREDER, Debora  and  WEBER, Girlaine Vieira. No recreio: notas etnográficas sobre o adestramento do corpo e os construtos de gênero. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-23046.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id23046.

Este artigo propõe uma reflexão sobre um rito escolar no qual os corpos (in)dóceis de meninas e meninos podem, supostamente, se expressar com mais liberdade: o recreio. O que é o recreio, esse intervalo mágico, barulhento e alvoroçado que rompe momentaneamente um continuum feito de prescrições e proscrições? A partir de um olhar etnográfico (OLIVEIRA, 2000; GEERTZ, 1989) em uma escola municipal de Petrópolis/RJ, percebemos que o recreio também é feito de regras, nem sempre explícitas, que separam, classificam e hierarquizam, concorrendo para o trabalho incessante de adestramento dos corpos. Os jogos e brincadeiras que nele ocorrem são generificados, assim como os espaços nos quais se desenrolam. Da quadra ao pátio, a sanção normalizadora recai de formas distintas sobre os corpos de meninas e meninos, segundo o gênero da transgressão e as transgressões de gênero. Entretanto, apesar da vigilância, as crianças resistem, desviam, inventam: tensionam e deslocam as fronteiras de gênero em seus jogos, testando, de forma lúdica, outras formas de ser e de estar no mundo.

Keywords : Escola; Corpo; Gênero; Recreio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )