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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SOFIATO, Cássia Geciauskas; CARVALHO, Paulo Vaz de  e  COELHO, Orquídea. A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-23212.  Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id23212.

A educação de surdos teve início em muitos países a partir do século XIX por meio da influência do Instituto Nacional de Surdos de Paris, fundado no século XVIII. Foi o caso do Brasil com a fundação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, em 1857, no Rio de Janeiro. Outro país que inaugurou esse tipo de educação no mesmo século foi Portugal, porém com outra linhagem, a sueca. Assim sendo, este estudo objetiva destacar as possíveis apropriações que o Imperia Instituto dos Surdos-Mudos do Brasil fez do Instituto Nacional de Surdos de Paris e do Rea Instituto de Surdos-Mudos e Cegos de Lisboa, em relação à proposta pedagógica e trabalho de reabilitação. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo documental e biblio gráfica. O estudo possibilitou compreender que o instituto brasileiro assimilou vários aspectos do legado europeu, entre eles elementos do currículo e formação profissional para os alunos surdos.

Palavras-chave : Educação de surdos; Surdo; História da educação; Império no Brasil.

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