SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue59Deaf people education in Brazil in the 19th century and the legacy of European countriesFor a dialogue with digital environmental photography from primary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SOUSA, Cristiane Lopes de  and  ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. A Fundação Victor Civita e a rede de entidades públicas e privadas na educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-23300.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id23300.

Neste artigo, realiza-se um estudo sobre a articulação de diversas entidades privadas e públicas com a Fundação Victor Civita, que são expressas através da análise dos Editoriais de Estudos & Pesquisas Educacionais. Objetiva-se analisar a relação existente entre as entidades privadas e a Fundação Victor Civita no âmbito educacional. Utiliza-se os fundamentos do materialismo histórico dialético, segundo Kosik (1976) e Kopnin (1993). Defende-se a tese da existência de uma rede de entidades privadas que se articulam à Fundação Victor Civita por intermédio dos editoriais de pesquisa, a fim de viabilizar estudos que ratificam o conteúdo do projeto orgânico de dominação da elite brasileira, o qual visa à manutenção das desigualdades existentes. Constatou-se, mediante as análises das tensões e contradições, que a Fundação Victor Civita, em articulação com uma rede composta, principalmente, por entidades privadas – além de universidades, grupos de pesquisa e secretarias de educação municipais e estaduais – que atuam na educação com o objetivo de fortalecer o projeto privatista de educação e agudizar as desigualdades.

Keywords : Fundação Victor Civita; Relação público-privada; Empresariado brasileiro; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )