SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue59The Victor Civita Foundation and the network of public and private entities in educationSocial pedagogy and social education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

AMAR, Víctor. Por um diálogo com a fotografia digital ambiental desde a educação primária. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-23365.  Epub Apr 18, 2022. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id23365.

A fotografia digital é um recurso que se utiliza pouco na educação primária. A educação ambiental é um conteúdo que se explica de modo pontual no currículo. Quer dizer, vamos pro por o diálogo como primeira ferramenta pedagógica, aliás, da escuta ativa e sua vinculação à cultura slow, como a intenção de que o aluno e o professor possam tomar seu tempo para mirar e admirar, para realizar e compartilhar uma fotografia. E nossa proposta didática passa por ser feita com o celular e se continue com coloca-lhe voz à fotografia, fazer que ela se descreva. Mais sem esquecer que uma fotografia digital ambiental diz muito de quem fê-la, de sua sensibiidade, de sua proposta e de sua motivação. Em certo modo, inovar pode se interpretar na aula como um passo prévio à motivação. E a fotografia digital ambiental em educação primária vai dá-nos grandes lições magistrais.

Keywords : Educação primária; Educação ambiental; Diálogo; Didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )